As empresas Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR) e Braskem, em parceria com a Tramontina e Freso, apresentam a 3ª edição do projeto Desafio de Design Odebrecht Braskem, comprovando o sucesso da ação.
A iniciativa tem como objetivo estimular universitários a desenvolverem usos e formas criativas para o plástico no mobiliário urbano, unindo conhecimento acadêmico à expertise do mercado. Ao longo de quatro meses, período de desenvolvimento dos projetos, os estudantes estagiam na agência de design Mais Packing e contam também com a orientação de profissionais da área.
Assista a seguir ao vídeo:
Objetivos
Na nova edição do concurso, estudantes universitários têm a missão de criar mobiliários urbanos usando o plástico como matéria-prima. Os projetos estão divididos em duas categorias: social (mesa, cadeira e guarda-sol) e kids (playgrounds em sistema de módulos). Os projetos vencedores serão instalados em três espaços de convivência de empreendimentos da Odebrecht Realizações Imobiliárias, todos na Zona Sul da capital: Parque da Cidade, Praça São Paulo e Projeto Nações Unidas.
A ideia é fomentar a criação de peças diferenciadas e inovadoras, que misturem funcionalidade, sustentabilidade e design, oferecendo ao cidadão conforto e um ambiente amistoso; e que se tornem elementos de referência e identidade de um local, colaborando esteticamente para a paisagem urbana.
Prazo de entrega
Com início em fevereiro de 2015, o 3º Desafio de Design Odebrecht Braskem está em fase de finalização dos projetos produzidos por estudantes de seis universidades paulistas nos cursos de Arquitetura e Design do Produto (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Universidade Paulista (Unip), Universidade São Judas Tadeu e Universidade de São Paulo).
O projeto vencedor será conhecido no dia 25 de junho de 2015.
Comissão julgadora
A comissão julgadora será composta por representantes da Braskem, da Odebrecht Realizações Imobiliárias, um arquiteto e um urbanista renomados, representantes da Tramontina e da Freso, fabricante de playgrounds e produtos em plástico. A universidade vencedora será conhecida em junho e receberá como prêmio o valor de R$ 15 mil.
Edições anteriores
Nas últimas edições os resultados demonstraram criatividade, forma e funcionalidade em diferentes segmentos. A linha “Elo”, desenhada por alunos do Instituto Europeo di Design (IED), vencedora do desafio de 2013, é inspirada nas formas da natureza e se destaca pela leveza de seus traços e formato agregador. Está, hoje, aplicada na área de convivência do Edifício Odebrecht São Paulo e integrou a 5ª mostra Jovens Designers, realizada no Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Já a linha “Coral”, projetada por universitários da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), utilizou como referência a natureza e a maternidade para representar a diversidade de elementos. As peças também foram instaladas na área de convivência do Edifício Odebrecht, em São Paulo, e já estão sendo comercializadas.
As duas criações vencedoras da primeira edição do Desafio 1º ficaram expostas no Salone del Mobile, maior feira de design e mobiliário do mundo, realizada em Milão, na Itália, de 14 a 19 de abril de 2015.
Você poderá acompanhar todas as novidades do projeto aqui no ArchDaily Brasil e também no site do Desafio de Design.